REPRESENTAÇÃO POLITICA/REGIONAL: ELEIÇÃO: Presidente do Legislativo, vereadora Luana Neiland da Silva é a primeira mulher eleita para presidir a ASCAMAJA.

A Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí e Região – Ascamaja reuniu-se na noite de sexta-feira, dia 22, no município de Lagoa dos Três Cantos, para a eleição da nova diretoria e Conselho Fiscal. Pelo terceiro ano consecutivo, os partidos envolvidos no pleito eleitoral optaram por chapa de consenso, mostrando assim a unidade política e administrativa da Entidade.
A vereadora Neiland da Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Tunas, teve o apoio unânime e tornou-se a primeira mulher na história da Ascamaja a ser eleita presidente. A nova diretoria, administrará a maior Entidade representativa de Vereadores do interior do Rio Grande do Sul no biênio 2024/2025.
Em destaque na reunião, a presença do prefeito de Tunas, Paulo Reuter que participou do evento, prestigiando o ato, apoiando a vereadora tunense. A UVB também se fez presente no evento, representada pelo secretário Fernando.
O ex-presidente da Ascamaja, Mateus do Amaral, juntamente com a diretoria 2023/2024, se despediu do mandato, destacando que continuará trabalhando como “soldado” em prol da Entidade. Em seu pronunciamento, Luana destacou a unidade da nova mesa diretora, prometendo lutar junto com todos pelos interesses políticos da região.
Os membros da diretoria e Conselho Fiscal se pronunciaram, destacando que optaram por compor a chapa para realizar um trabalho com força e união em prol das demandas da área de abrangência da Entidade.
Diretoria Executiva
Presidente: Luana Neiland da Silva (Tunas);
Primeira Vice-Presidente: Patrícia Sandri (Ibirubá); Segunda Vice-Presidente: Ana Paula dos Santos Coelho (Cruz Alta);
Primeira Secretária: Silvana Teresinha Bauer (Boa Vista do Cadeado);
Segunda Secretária: Tatiana L.S. Eckstein (Lagoa dos Três Cantos);
Primeiro Tesoureiro: Eliseu Tavares de Matos (Jacuizinho);
Segunda Tesoureira: Cristina Soares Moraes (Campos Borges).
Conselho Fiscal:
Presidente: Joel Alves dos Santos (Tapera);
Membro: Cerineu José Mantovani (Pejuçara);
Membro: Marcos André Soares (Campos Borges); Primeira Suplente: Andreia Freitas (Tunas);
Segundo Suplente: Jair Demetrio (Jacuizinho); Terceiro Suplente: Henrique Dalberto (Alto Alegre).