>>> Histórico…

Distrito criado com a denominação de Tunas, pela Lei Municipal n.º 17, de 17/02/1948, subordinado ao município de Soledade. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tunas figura no município Tunas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Tunas, pela Lei Estadual n.º 8447, de 08/12/1987, desmembrado dos municípios de Soledade e Arroio do Tigre. Sede no antigo distrito de Tunas (município de Soledade), constituído do distrito sede.

Com a instalação do município em 1989, foi então composta a Câmara Municipal de Vereadores do município de Tunas, estado do Rio Grande do Sul.